quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Extrema direita avança nas universidades


Ontem recebi um número, certamente baseado apenas no chutômetro pessoal, que, de alguma forma, deixou-me extremamente preocupado, com o perdão do trocadilho. A pessoa me disse que 40% dos membros da comunidade da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) são eleitores e cabos eleitorais de “O Inominável”. Minha primeira reação foi: “Ainda bem que eu saí da UFAM antes”. Em seguida, passei a “matutar”: embora tenha sido um chute, será que, em todas as universidades brasileiras, a extrema direita não beira este número? Em números, não sei dizer, mas, que a extrema direita, se não avançou, tirou a máscara. Não tem mais nenhum tipo de vergonha de assumir suas posições. Isso é bom ou ruim? Considero saudável. O ambiente da universidade deve ser mesmo de combate permanente entre ideias contrárias. Minha grande dificuldade, no entanto, é aceitar como “normal” quem defende homofobia, misoginia, racismo e tortura, para só enumerar algumas das dificuldades que tenho. Isso significa que devo defender a morte e a tortura destas pessoas? De jeito nenhum. O bom combate é o de ideias. Mas, há valores humanitários universais dos quais não abro mão. Alguns, ainda estou em fase de amadurecimento, outros, são ganhos da minha vida dentro da própria universidade. Particularmente em relação à UFAM, se for verdade, muita tristeza. Mas, é a realidade do mundo e da vida. Inclusive, da vida acadêmica.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.