quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

A idiotia é uma opção histórica


Entre os ditos intelectuais brasileiros, bem como, digamos, entre as pessoas comuns (que não se consideram intelectuais nem assim são consideradas), há uma fatia que se autodeclara “com ódio da política”. E é com base neste argumento que assume “não ter bandeira”. Perder alguns minutos, ainda que no Wikipedia, talvez fosse esclarecer. Se não, vejamos: "A palavra 'idiota' vem do grego 'idiótes' e era usada para designar quem não participava da vida política". Ou seja, desde a Grécia Antiga, os idiotas grassavam. Não é um fenômeno moderno. Moderno é você fazer da idiotia uma opção. Salvo melhor juízo, não há democracia sem a participação política. Quem diz que odeia política faz parte, por opção, da fatia dos idiotas que grassam no País. Estudar sempre vale a pena. Nem que seja para se descobrir o significado da palavra idiota e não se sentir ofendido ou ofendida quando assim for tratado, uma vez que você se autodeclara “sem bandeira”.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.