sábado, 5 de janeiro de 2019

Derrotas deveriam ensinar


Quem participa de disputas, quaisquer que sejam, deveria ter como regra aprender com as derrotas. Aliás, até nas vitórias, deve haver algum tipo de aprendizado. Porém, nas derrotas, necessariamente, o aprendizado deveria ser maior. Tenho me espantado, a propósito, com a narrativa de nós, os derrotados. Pelo menos inicialmente, e espero que mude, há uma tentativa de desqualificar os vencedores. É um erro! Quem perde, ao invés de assumir uma postura de soberba, deve, salvo melhor juízo, entender as mensagens e as narrativas que levaram à derrota. Sair atirando para todos os lados como o fizeram alguns dos candidatos derrotados (e até nós, os que neles votaram) desqualifica os eleitores. Ou, no mínimo, demonstra postura arrogante como se o eleitor só acertasse quando “em nós vota”. Derrotas deveriam nos ensinar. Aprendamos com elas!

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.