quinta-feira, 2 de abril de 2009

Pela Renovação agora! por Laura Jane



A poucas horas do primeiro turno da consulta à comunidade universitária para escolha do próximo Reitor, invade-me o peito um sentimento de esperança, e neste peito, à semelhança da letra da música Renovação, “já não cabe mais”. Por isto, manifesto aqui este sentimento.
Desde novembro do ano passado, venho trabalhando na campanha da chapa Renovação agora! 55, acompanhando o professor Gilson Monteiro, candidato ao cargo de Reitor pela referida chapa, registrando visitas, reuniões, eventos e outros compromissos de campanha, para postagem de matérias no blog e de fotos no fotoblog.
Algumas pessoas me perguntam: por que Gilson Monteiro? E eu sempre respondo que conheço o professor há 14 anos aproximadamente. Somos colegas de departamento e compartilhamos, várias vezes, as responsabilidades administrativas e acadêmicas decorrentes das funções de chefia de departamento e de coordenação de curso, alternadamente desenvolvidas por ele e por mim. Nosso convívio, em tais situações, sempre foi pautado por profissionalismo, parceria, cumplicidade e, aqui, refiro-me à compreensão que existe entre duas pessoas que se conhecem há muito tempo e compartilham atitudes comuns no cotidiano profissional. Dizer que nunca discordamos, que nunca defendemos diferentes pontos de vista seria mentira. Discordamos, sim! E mesmo nestes momentos, soubemos conservar a amizade que, aos poucos, foi se fortalecendo entre nós; soubemos respeitar as idéias defendidas por um ou por outro com fervor e soubemos, passados os embates ideológicos, retroceder e, sensatamente, dar razão àquele que realmente a tinha.
Convivi com o professor Gilson Monteiro em momentos de anseio e luta pela melhoria do curso de Comunicação Social, quando ele trabalhou com entusiasmo e empreendedorismo pela aquisição de equipamentos para os laboratórios de redação, de Tv e de fotografia, pela implantação de uma política de bolsas, que beneficiou inúmeros alunos do curso.
Ao retornar do Doutorado, o professor trazia, além da qualificação, um sonho: a criação do programa de pós-graduação em Comunicação, em nível de mestrado. Eu estava lá, afinal, trabalhamos no mesmo departamento e, mais uma vez, pude observar sua dedicação e compromisso institucional. Hoje, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (o primeiro da região norte) é uma realidade que atende às demandas de profissionais locais e de alunos egressos do curso de Comunicação Social da Ufam e de outras Instituições de Ensino Superior.
Presenciei o envolvimento do professor Gilson Monteiro na criação do grupo de pesquisa Interfaces, na conquista de bolsas pela FAPEAM para os alunos cadastrados no referido grupo de pesquisa e também na conquista de espaços para a prática de redação jornalística dos “interfacianos”, por meio de uma parceria com o jornal Amazonas em Tempo, que garantiu a publicação semanal de um encarte com as matérias produzidas pelos bolsistas do grupo.
Mais recentemente, o professor Gilson Monteiro não economizou esforços na reformulação do projeto pedagógico de Jornalismo, em funcionamento já este semestre letivo, e na criação do curso de Mídias Digitais, que garantiu a abertura de vagas para professores, via concurso público.
Acredito na capacidade empreendedora, no compromisso institucional, no profissionalismo, na competência e no caráter íntegro de Gilson Monteiro, por isto, meu envolvimento, meu entusiasmo e meu trabalho em prol da chapa Renovação agora! 55.
Sonho com a mudança, com a Renovação, mas sonhar somente não produz resultados concretos, daí porque, além de sonhar, coloquei meu trabalho e minha competência à disposição do professor Gilson Monteiro.
Mais que nunca é hora de:

“[...] tomar nas mãos o leme desse barco,
Sair da tempestade, pôr ordem no tempo,
[...] É hora de tomar nas mãos de novo a nossa geografia”. (Candinho e Inês).

É hora de renovar a nossa Universidade, de trilhar novos caminhos, de buscar e encontrar respostas e soluções para os problemas que a aprisionam ao marasmo ao longo de oito anos.
E como “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer” (Geraldo Vandré), eu voto pela Renovação agora! 55 e recomendo este voto!

Um comentário:

  1. Sinto-me extremamente feliz e comovido ao ler seu post sobre o professor Gilson. Uma amizade muitos anos que acompanhei e ainda acompanho nas idas ao Departamento. Que o nosso ideal seja sempre o de renovação, pois onde estaria a graça da vida se não nos renovássemos dia após dia. Sair da acomodação é uma das maiores lições que vocês dois como professores e como amigos deixaram marcados em nosso convívio.

    Abraços e apoio para não perder o entusiasmo que tanto coabita em nossos ideais.

    ResponderExcluir

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.