quinta-feira, 26 de março de 2009

Itacoatiara aclama Gilson Monteiro reitor!

Aos gritos de “reitor, reitor, reitor!”, os estudantes de Itacoatiara vibraram ao final do debate realizado ontem (25/03), às 14h, na Câmara Municipal. Palmas, gritos de euforia e depoimentos do tipo “se depender de Itacoatiara Gilson Monteiro é o reitor da Ufam” marcaram o final do debate, quando o candidato da chapa Renovação Agora! (55) homenageou o empresário Moisés Israel, que doou à Ufam a área na qual o Campus de Itacoatiara foi instalado.
Sorteado para iniciar e concluir as apresentações do debate, o professor Gilson Monteiro, como sempre faz em seu primeiro pronunciamento, solicitou respeito aos demais concorrentes e ressaltou o espírito democrático até agora empreendido pelos participantes e apoiadores das chapas inscritas ao processo de consulta à comunidade universitária.
O ponto mais alto do debate ocorreu quando o professor Gilson Monteiro afirmou que não admitirá uma regra para a Ufam de Manaus e outra para a Ufam dos pólos, enfatizando que promoverá eleições para a escolha dos diretores das unidades do interior e não permitirá o jubilamento de estudantes com base na Resolução 008/2007 do Conselho de Administração (Consad), pois a mesma fere frontalmente o próprio estatuto e o regimento da Instituição, atribuindo tratamento diferenciado aos alunos da capital e do interior. A referida Resolução determina que seja excluído do curso o aluno que for reprovado três vezes na mesma disciplina, por nota ou por falta, o que não acontece na capital. “Esse é o tipo de resolução que, na prática, cria uma Ufam de Manaus e uma Ufam das unidades do interior. Mas isso não é o pior. Trata-se de uma Resolução com um viés autoritário que espalha um clima de terror incompatível com o ambiente político-pedagógico de uma universidade”, afirmou o professor Gilson Monteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.