sexta-feira, 27 de março de 2009

Professor Gilson Monteiro no Encontro com o povo


Ontem à noite, Humberto Amorim, apresentador do Programa encontro com o povo, veiculado pela emissora de Tv Amazon Sat, entrevistou os candidatos à Reitoria da Ufam.
Ao entrevistar o professor Gilson Monteiro, Humberto Amorim fez a apresentação inicial da chapa Renovação agora! (55), composta pelos professores Gilson Monteiro e Eduardo Nagao. Em seguida, perguntou ao professor Gilson Monteiro o que o credencia ao cargo de Reitor da Ufam. Em resposta, o professor Gilson Monteiro assinalou sua história e sua equipe, relacionando os nomes do candidato ao cargo de Vice-reitor, Eduardo Nagao, e dos membros que compõem sua equipe de Pró-Reitores: Raimundo Vasconcelos (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação); Raimundo Martins (Pró-Reitoria de Ensino de Graduação); Solange Veras (Pró-Reitoria de Extensão e Interiorização); Eduardo Souto (Pró-Reitoria de Planejamento); Valda Chaves (Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários) e Germano Lopes (Pró-Reitoria de Administração).
“Essa equipe e minha história construída na cidade e na Ufam, com certeza, são credenciais que me colocam como candidato a Reitor da Ufam, além do que sou graduado em Letras e em Jornalismo, especialista em Administração de empresas, Mestre em Administração de empresas e Doutor em Ciências da Comunicação. Portanto, minha história, meu currículo e minha equipe me fazem ter aspiração e me credenciam a ser Reitor da Ufam” concluiu Gilson Monteiro em resposta à primeira pergunta.
Ao ser questionado a respeito das atuais condições da Ufam, o professor destacou como pontos fracos da instituição a infraestrutura e a imagem, refletindo esta última diretamente sobre a autoestima das pessoas que fazem parte da comunidade universitária. Entende o professor que os principais desafios de sua gestão, caso eleito, envolvem resgatar essa autoestima, a credibilidade e o respeito da Ufam, comprometidos por conta do cancelamento de concursos públicos e de três vestibulares, da má gestão de recursos humanos que leva à ausência de professores em salas de aula, no início dos semestres letivos. “Por isto, a Ufam vai mal em termos de imagem e de gestão”, enfatizou Gilson Monteiro.
O professor destacou como prioridades de sua futura gestão a contratação de professores substitutos a partir de uma eficiente política planejamento, de modo a não comprometer o início do semestre letivo, e o problema de energia elétrica na Ufam, cuja solução é indispensável para a implantação do Sistema Integrado de Segurança, que depende de câmeras, monitoramento e iluminação nos estacionamentos, do programa Ufam Digital, visando à digitalização de todos os processos da instituição para posterior publicação pelo Centro de Comunicação Digital, uma espécie de e-gov da Ufam, visando a uma política de transparência na prestação de contas da Universidade.
Parcerias com o Governo do Estado, Prefeitura, Suframa, Ministério de Educação e outros órgãos serão necessárias para garantir à Ufam uma infra-estrutura básica para o funcionamento de uma universidade.
O professor Gilson Monteiro atribuiu a crise do HUGV ao atual modelo de medicina que se pratica no hospital que, para atingir o equilíbrio entre despesas e receitas, precisa fazer 200 mil atendimentos, descaracterizando-se enquanto um hospital escola. O professor argumentou que um hospital escola deve fazer, no máximo, 50 atendimentos, diferenciando-se por oferecer o melhor atendimento na região e, desse modo, destacar-se como modelo na formação de nossos médicos.
Democracia e transparência conduzirão a política de relacionamento da Ufam com seus diversos públicos, afirmou o professor Gilson Monteiro, que apontou fragilidades no relacionamento institucional com as unidades do interior, por conta de procedimentos diferenciados praticados naquelas unidades, citando a disparidade entre os critérios para jubilamento de alunos dos cursos do interior e da capital.
Ao final, após os agradecimentos de praxe, o professor Gilson Monteiro solicitou o voto de confiança da comunidade universitária e concluiu com a seguinte afirmação: “Renovação agora! (55), para a Ufam do presente, para a Ufam do futuro, para a sua Ufam, para a nossa Ufam renovada! Renovação agora! (55)”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.