segunda-feira, 16 de março de 2009

Mobilidade urbana é objeto de proposta da chapa Renovação agora!

A Mobilidade Urbana é conceituada pelo Ministério das Cidades (MC) como um procedimento que “permite aos cidadãos o direito de acesso seguro e eficiente, hoje e no futuro, aos espaços urbanos”, o que impõe a adoção de algumas medidas por parte das autoridades constituídas.
Esse procedimento leva à definição de estratégias dirigidas ao uso racional dos recursos disponíveis para deslocamento de veículos e pessoas, e estas ao processo que se convencionou chamar de Gerenciamento da Mobilidade.
Trata-se de um campo de estudo que tem origem na insustentabilidade ou esgotamento do modelo tradicional de expansão e priorização dos sistemas que atendem ao transporte individual motorizado.
O Campus Manaus da UFAM não está dotado de um sistema apropriado de mobilidade. Atualmente os seus dois Setores, por exemplo, só são acessíveis por meios motorizados, o que contraria as recomendações do MC. Esta situação só será revertida com o uso de estratégias de gerenciamento da mobilidade, ou seja, condições de uso dos espaços de forma saudável e integrada.
Assim, com o intuito de oferecer melhores condições de mobilidade à comunidade acadêmica e visitantes do Campus Manaus, será submetido ao MC um Projeto Básico de Gerenciamento da Mobilidade composto pelos Programas Carona Solidária (Carpool em inglês, que significa uso alternado e compartilhado de veículos) e Movimento Saúde (uso de bicicletas e caminhadas). O Programa Movimento Saúde prevê a construção de ciclovias, vestiários, bicicletários eletrônicos (postos de suporte e manutenção para bicicletas), revitalização das vias centrais e cobertura do calçamento que interliga a entrada do Campus Manaus ao Setor Sul, por isso no Projeto Básico serão orçados recursos para esse fim.
Por conta do Projeto, serão tomadas ainda as seguintes medidas:
1. Identificação dos membros da comunidade universitária que, voluntariamente, aceitem participar do Programa Carona Solidária e cadastro de seus respectivos veículos;
2. Abertura de discussão com a Prefeitura de Manaus, Governo do Estado e SUFRAMA para criação de ciclovia para região do entorno do Campus Manaus;
3. Instalação de Paraciclos (estacionamento para bicicletas) nas proximidades dos prédios do Campus Manaus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.