sábado, 24 de julho de 2010

Hidembergue reitor?

Há um ano no poder na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a reitora Márcia Perales Mendes Silva, parece não ter resolvido alguns problemas de assessoria que são gravíssimos. No portal do professor, por exemplo, quem assina a mensagem de auto-avaliação do docente é o ex-reitor Hidembergue Ordozgoith da Frota. Com mais de um ano no poder, a equipe da professora não se deu ao trabalho de, pelo menos, se não trocasse a mensagem, mudasse a assinatura. Sou levado a crer que nem a própria reitora sabe dessa interferência tão direta do antigo reitor na administração atual. Mas, para não dizer que não falei a verdade, eis a mensagem, retirada há itorpouco do Portal do Professor da Ufam:
“MENSAGEM: AUTO-AVALIAÇÃO DO DOCENTE
Caras colegas e prezados colegas,
Solicito alguns minutos de sua preciosa atenção para refletirmos juntos sobre a avaliação institucional, da qual faz parte a auto-avaliação, como instrumento que pode contribuir significativamente para a melhoria da qualidade das atividades meio e fim da Universidade, mostrando os seus pontos fortes e pontos fracos, as suas potencialidades e suas competências para corrigir rumos, com o objetivo de melhor cumprirmos a nossa missão institucional.
A auto-avaliação é um momento de reflexão sobre a qualidade da contribuição que cada um de nós presta para o esforço coletivo de construção e transmissão do conhecimento, que por séculos vem acontecendo de geração a geração. Para que possamos construir coletivamente um mecanismo que vise à melhoria da qualidade das atividades que oferecemos à sociedade, solicito encarecidamente a contribuição de todos, para que realizem a sua auto-avaliação, tendo como instrumento o Questionário de Avaliação Docente que se encontra disponível no Portal do Professor, que tem como objetivo:
a) Tornar efetiva a participação do conjunto da comunidade acadêmica, para a construção coletiva de uma cultura de avaliação;
b) Apresentar a avaliação como subsídio, de caráter permanente, para o estabelecimento e reformulação das políticas institucionais;
c) Tornar a avaliação um instrumento de aprimoramento da competência pedagógica e a capacidade profissional do seu corpo docente.
d) Apresentar a avaliação como elemento estratégico de gestão, capaz de identificar fragilidades e potencialidades institucionais.
Alguns minutos do seu valioso e qualificado tempo dedicados a este esforço coletivo, preenchendo o mencionado formulário até o próximo dia 19 de setembro, podem representar uma expressiva melhoria na formação dos nossos futuros profissionais.
Respeitosamente,
Hidembergue Ordozgoith Frota
Reitor”.

Visite também o novo Blog do professor Gilson Monteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.