sexta-feira, 26 de junho de 2009

Cursos de férias


Em função da reunião anual da Sociedade Brasileira pra o Progresso da Ciência (SBPC) ocorrer nas dependências da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) a grande maioria dos cursos de férias não será oferecida aos estudantes. Esse tipo de curso, aliás, precisa ser rediscutido nas universidades brasileiras. São cursos que podem funcionar como instrumentos eficientes de gerenciamento do processo ensino-aprendizagem. No entanto, terminam servindo apenas para manter professores substitutos em atividade enquanto os professores de carreira desaparecem das instituições. É fundamental entender os cursos de férias como parte do processo de avaliação. Eles seriam verdadeiramente eficientes se funcionassem como forma de complementar as atividades e os processos de aprendizagem de estudantes que não conseguiram desempenho efetivo durante o período normal. Assim, a avaliação seria mais plena. Para isso, porém, é necessário que se mude radicalmente a forma de como se entende a avaliação nas universidades brasileiras.

Visite também o
site do professor Gilson Monteiro e o novo Blog do professor Gilson Monteiro.

Um comentário:

  1. Muito bem Professor eu concordo plenamente também, pouco valor e caso e dado aos cursos de férias na UFAM, é forma de avaliação do aluno que é tolida de seu acesso e não e avaliado.

    ResponderExcluir

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.