quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Tentativa de intimidação

Quando, no dia 11 de maio de 2009, o irmão do atual governador do Amazonas, Omar Aziz, Amin Abdel Aziz Neto invadiu a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) a maioria das pessoas imaginou ser um fato isolado. Creditaram a agressão apenas ao professor. A instituição foi agredida, vilipendiada e o espaço do debates sagrado e livre de ideias violado. Dia 23, ao entrar em sala de aula, com uma arma de fogo e um facão, um soldado da Polícia Militar do Amazonas, não sei se deliberadamente, confundiu as coisas. Como estudante da Ufam ele não pode entrar em sala de aula armado. Como soldado, deveria saber que, se não está em serviço, não pode portar armas. Em estando em sala de aula, não está em serviço. Será que ainda não entenderam, de uma vez por todas, que a regência de sala é do professor? Nem o poder do Estado e de alguns jornalistas vendidos irá nos intimidar. Reproduzo a Moção de Solidariedade tirada em reunião do Departamento de Filosofia, a qual, ao publicá-la neste espaço, subscrevo.

MOÇÃO DE SOLIDARIEDADE

O Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Amazonas, reunido no dia 24 de agosto de 2010, decidiu, por unanimidade dos votos, prestar TOTAL E IRRESTRITA SOLIDARIEDADE ao Prof. Dr. JOSÉ EXEQUIEL BASINI RODRIGUEZ que vem sofrendo retaliações públicas por parte de um discente, pelo fato de o Prof. ter solicitado sua saída da sala de aula por estar com fardamento militar e PORTANDO ARMA DE GROSSO CALIBRE E UM FACÃO.

O corpo docente deste Departamento entende que o espaço da sala de aula é de total responsabilidade do professor que ministra a disciplina que normalmente é aprovada em reunião de Departamento e que ele tem plena autonomia didático-pedagógica para decidir o que convém ou não no espaço sobre sua responsabilidade.

Queremos lembrar, também, que os espaços universitários, desde a Idade Média, têm-se mantido como um espaço de paz, neutro e de asilo para todos aqueles que se sentem perseguidos por questões político-ideológicas, religiosas, etc., não cabendo, por tanto, o direito de quem quer que seja, de portar ARMAS, nestes recintos de pesquisas, estudos e reflexões científicas e filosóficas.

O fato ocorrido no Instituto de Ciências Humanas e Letras, no dia 23 de agosto de 2010, não se deu em razão do discente ser militar e estar fardado, mas por PORTAR, DE FORMA ILEGAL, UMA ARMA DE FOGO DE GROSSO CALIBRE E UM FACÃO NO INTERIOR DA SALA DE AULA onde Prof. Dr. JOSÉ EXEQUIEL BASINI RODRIGUEZ ministrava um curso de ANTROPOLOGIA. A ilegalidade do PORTE DE ARMAS pelo discente, no momento em que o fato ocorreu, é notória, pois ele não se encontrava no pleno exercício de sua função militar mas na função de discente da Universidade Federal do Amazonas e naquele exato momento suas armas deveriam estar recolhidas na instituição que presta serviço e não exibi-las como complemento da farda.

DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA

Visite também o site Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.