Há duas consultas defendemos que a grande mudança a ser feita na Universidade Federal do Amazonas não está nos prédios: deve ser na prática das pessoas. Mais que isso, deve ser uma revolução didático-pedagógica. O problema crucial da Ufam é o mesmo das demais universidades brasileiras: centrar o foco no ensino e não na produção do saber. Tanto nos cursos de graduação quanto nos curso de pós-graduação o que se tem é uma preocupação com o formalismo do ensino, ou seja, com a reprodução do conhecimento.
E qual o locus fundamental para a reprodução do conhecimento? A sala de aula. Talvez por pura incompetência nossa não conseguimos demonstrar à comunidade universitária que o pior ambiente de ampredizem que existe na sociedade moderna é exatamente a sala de aula. Exatamente porque a sala de aula é o locus da reprodução do conhecimento. A produção do saber ocorre em qualquer outro lugar, muito pouco na sala de aula. Lá é o local típico para a reprodução do conhecimento. A não ser que haja uma quebra de paradigmas e o espaço da sala de aula passe a funcionar como um ambiente de aprendizagem.
E qual o locus fundamental para a reprodução do conhecimento? A sala de aula. Talvez por pura incompetência nossa não conseguimos demonstrar à comunidade universitária que o pior ambiente de ampredizem que existe na sociedade moderna é exatamente a sala de aula. Exatamente porque a sala de aula é o locus da reprodução do conhecimento. A produção do saber ocorre em qualquer outro lugar, muito pouco na sala de aula. Lá é o local típico para a reprodução do conhecimento. A não ser que haja uma quebra de paradigmas e o espaço da sala de aula passe a funcionar como um ambiente de aprendizagem.
Leia o conteúdo completo do Artigo "Revolução Pedagógica" na página de Ciência e Tecnologia do Jornal Amazonas em Tempo (www.emtempo.com.br) deste domingo, dia 03 de maio de 2009.
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