sábado, 18 de dezembro de 2010

Nota de solidariedade a Galvão

Em reunião extraordinária realizada no dia 16 de dezembro de 2010, o Conselho Departamental do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) decidiu publicar uma Nota de Solidariedade ao professor Manoel Dias Galvão. Aproveito para deixar meu protesto contra as versões que começam a surgir a respeito da violência sofrida pelo médico, com acusações até então levianas, uma vez que Galvão não pode se defender. Eis a nota do ICHL:
“O Instituto de Ciências Humanas e Letras, ao mesmo tempo em que se solidariza com o nosso Professor/Companheiro de muitas lutas, Manoel Dias Galvão, agredido a tiros no sábado, dia 11 de dezembro de 2010, transmite esse sentimento a sua esposa, aos familiares e amigos, vem manifestar seu mais veemente protesto contra a violência generalizada que passa a ditar as regras na cidade de Manaus; cidade que se orgulha ostentar o sexto PIB entre as capitais brasileiras, mas cujas autoridades parecem viver noutra esfera da civilização. Manoel Dias Galvão atuou de forma decisiva para a conquista da Reforma Psiquiátrica nas instituições do Estado, ajudou a formar numerosas gerações de profissionais de saúde, educação e tantas outras áreas do conhecimento além de ter sido ativista em prol da universidade pública e da construção de uma sociedade mais humana entre nós.
Mais do que a pessoa e a docência do Professor Manoel Dias Galvão, a cidade de Manaus, o Amazonas e o Estado brasileiro agridem os princípios mínimos da vida cidadã. Estamos em um estado de direito ou em um Estado apodrecido? Vivemos em uma República ou em um protetorado subamericano do capital? A sociedade precisa refletir sobre isso! O ICHL une-se às Organizações e os Movimentos que ainda acreditam na força da cidadania e da justiça.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.