domingo, 4 de outubro de 2009

Autonomia do estudante


A idéia embutida no uso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o ingresso nas universidades brasileiras é muito boa, pois permite ao estudante escolher em qual escola vai concorrer sabendo o número de pontos que obteve, ou seja, saberá as reais chances de obter êxito ou não no curso que almeja. Pela primeira vez na história do País o estudante terá autonomia de escolher onde quer ingressar. Essa mudança de postura é de suma importância para, na pior das hipóteses, dar mais liberdade ao estudante na hora da escolha da carreira, algo fundamental em uma sociedade democrática. É evidente que, com a liberdade de escolha, muitos estudantes de determinadas regiões podem ficar de fora das universidades localizadas nos estados nos quais o desempenho dos estudantes no Ensino Médio for medíocre. Nesses casos, o Enem forçará investimentos na melhoria da qualidade do sistema inteiro. Se isso acontecer, valerá a pena, inclusive, correr o risco de um desgaste como o que houve com a centralização do Exame e anulação das provas. O que todos desejamos é um país que dê oportunidade ao maior número possível de pessoas a ter acesso a um ensino superior de qualidade.

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