domingo, 21 de fevereiro de 2010

Decisão radical


Encontrei recentemente o professor Renan Freitas Pinto, um dos maiores intelectuais vivos deste Estado, e lamentei profundamente o fato de ele ter pedido afastamento do Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Ele disse-me que se afastou do Mestrado e do Doutorado e que não retorna mais para nenhum programa de Pós-graduação até se aposentar. Renan completou: “descobri que estudava mais que os alunos. Eles chegavam em sala de aula sem um texto lido.” Despediu-se de mim e fiquei a refletir sobre a decisão dele. Confesso. Em alguns momentos pensei em tomar a mesma decisão de Renan Freitas Pinto pelos mesmos motivos. Há, claramente, certo descompromisso dos próprios estudantes com os programas de Pós. Talvez reflita o próprio descompromisso institucional: muitos programas funcionam sem as mínimas condições estruturais. Um afastamento voluntário como esse do professor Renan Freitas Pinto deve provocar reflexão profunda na Ufam como um todo e nos programas de Pós, em particular.

Visite também o novo Blog do professor Gilson Monteiro.

Um comentário:

  1. Certamente, afastar-se deste problema também não mudará em nada esta realidade.
    Mas certamente este é o momento "ser humano" do Prof. Renan, pois ele também não pode resolver todos os problemas do mundo.
    Se eu fosse aluno dele, sentiria uma imensa vergonha de mim mesmo.

    ResponderExcluir

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.