terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Vagas para o Enem


O fato de a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) ainda possuir 784 das 1.782 vagas destinadas aos estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso em 2010 talvez não seja apenas descompromisso dos aprovados. O fato de adotar um exame nacional e uma seleção única não significa que as pessoas aprovadas tenham condições de se deslocar ou encaminhar toda a documentação em tempo hábil. Muitos dos aprovados para a Ufam certamente não possuem condições estruturais de permanecer em Manaus ou mesmo de enviar documentos ou se deslocar. Dependendo da importância do curso na vida de cada um dos aprovados, ocorrerá uma mudança radical. Alguns precisarão montar uma estrutura. Muitos não conseguirão. Isso aumenta a responsabilidade da Ufam com a Casa do Estudante e o apoio aos novos alunos. Por isso sempre defendi que aderir ou não ao Enem não era coisa para se decidida de afogadilho. Os problemas serão muitos mas as instituições públicas e as pessoas existem para encontrar soluções. Encontraremos as nossas. Tenho certeza.

Visite também o novo Blog do professor Gilson Monteiro.

Um comentário:

  1. Aproveitando o post queria demonstrar minha indignaçao com a UFAM. Nao consigo acreditar que a universidade que eu sempre quis estudar seja tao perversa. Primeiro que aderiu ao ENEM sem a menor intençao de receber alunos "estrangeiros" (é assim que os proprios alunos da UFAM se referem aos alunos que vem de outros estados). Isso ficou visivel na forma como foram feitas as matriculas, e claro, as dezenas de obstaculos que a propria faculdade colocou para que quem fosse de fora nem conseguisse se matricular. Segundo que é absurdo a casa do estudante ter suas inscriçoes abertas e encerradas antes mesmo da matricula (em novembro). Pra mim isso é quase um "nao venha e se vier se vira porque a gente nao te quer aqui". Sem contar que a preferencia para o dormitorio é pra quem é de Manaus...haha...se a pessoa é de Manaus, logo tem melhor estrutura para se manter na UFAM do que quem vem de fora.
    E tudo isso é mais ridiculo pelo simples fato de que a universidade é FEDERAL, o que ja me leva a pensar que quem mora na REPUBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, por direito, tem que ser recebido e, bem recebido. Nao é por ser Federal do Amazonas que só amazonenses devem ser bem vindos.
    E digo mais, depois os amazonenses vem com um papo de que o sul e o sudeste sao preconceituosos. Ate onde sei, desde que a pessoa seja inteligente e esforçada ela é bem recebida e tem direito aos dormitorios e as bolsas das universidades publicas daqui.

    ResponderExcluir

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.