sábado, 20 de fevereiro de 2010

Exemplo de sabedoria


Era um dia qualquer de um ano que nem me lembro. Fui recebido na sala para uma entrevista com o advogado Aderson Dutra. É bem-verdade que não lembro o dia nem do ano, mas o olhar paternal, o jeito manso de falar e a forma segura de responder às perguntas me revelaram uma pessoa não-apenas cheia de conhecimento, mas um homem experiente e sábio. Para alguns dentro da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) Dutra foi um dos seus melhores reitores. Lembro com carinho a segunda conversa com ele, quando me candidate a reitor pela primeira vez. Aconselhou-me, conversou comigo ao telefone e garantiu que votaria em mim. Não sei se o fez. Não me importo. O que fica como lembrança é a forma sábia e serena com que falava. Anderson Dutra morreu dia 17 e deixou um legado de saudades em todos os que a ele admiraram. Por isso deixo o registro aqui e a minha homenagem a um homem e um dos sábios que tem influência na minha carreira profissional. Ao final da entrevista, Dutra disse que lia tudo o que eu escrevia e deu um conselho: “Meu filho, faça o curso de Direito. Você será um dos maiores juristas deste País”. Ano passado até me inscrevi no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exatamente em Direito. No dia, desisti de fazer a prova. A profecia de Dutra ainda não tem como se confirmar. Mas, o conselho voltou à mente. Cursar Direito talvez seja uma forma de homenagear Aderson Dutra. Transformar em realidade a sua profecia talvez seja impossível. Mas, uma boa meta.

Visite também o novo Blog do professor Gilson Monteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.