O ato de educar centrado na figura
do professor é uma visão extremamente atrasada do processo de aprendizagem.
Tenho dito isso há anos, mas, sinto que sempre é preciso voltar ao tema, pois,
vez ou outra, ouço professores (e professoras) a tentar se eximir de fracassos
ocorridos em sala de aula. De minha parte, defendo que fracassos, em sala de
aula, em geral, devem ser creditados a nós, os professores (e professoras). Ou
pela infraestrutura (ou falta dela) ou pelo anacronismo didático-pedagógico,
tanto institucional quanto nosso (professores e professoras). Os resultados pífios
da Educação, no Brasil, talvez possam ter relação com o anacronismo aqui
apontado. O que precisamos fazer é nos manter sempre em estado de alerta com o
intuito de detectarmos problemas relacionados à aprendizagem e propormos
soluções. É o mínimo que se pode imaginar de quem é educador.
Visite também o Blog de
Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson
Monteiro Em Toques. Ou
encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.