quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Pesquisa, extensão, ensino e universidade


As universidades brasileiras só possuem chances de sobreviver em ambiente adverso como o que se nos apresenta se tivermos condições de praticar, eficaz e efetivamente, pesquisa, extensão e ensino. Necessariamente nesta ordem ou, talvez, sem ordem. Mas, o que não se pode é dar ênfase total ao ensino, como se a função única fosse ensinar. O aprender não pode derivar única e exclusivamente do ensinar. É preciso que tenhamos pesquisa e extensão como parte do processo de aprendizagem, de troca de saberes, entre professores, estudantes e o mundo. A lei fala neste tripé há anos, mas, é preciso que saia do papel e se transforme em prática. É uma questão de sobrevivência!

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.