quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Interpretar textos é nosso papel

A nós, os professores e professoras, do Ensino básico ao superior, não nos é dado o direito de não saber interpretar textos. Se o fazemos equivocadamente, ainda que seja apenas em um parágrafo, ou o fazemos por maldade, vontade de manipular o que foi dito ou, o que é grave demais, é por não sabermos interpretar mesmo. Interpretar textos, em si, é interpretar a própria realidade. Ao manipularmos a forma de interpretar o discurso alheio, ao que parece, não o fazemos por desconhecimento ou incapacidade e interpretar. Quem sabe, não passa de uma tentativa de alfinetar o outro, claro, sem categoria suficiente. O que torna a nossa interpretação, mero instrumento de galhofa. Interpretar é nosso papel. Brincar com a realidade também, lógico, em textos literários. Qualquer outro modo de interpretação é coisa de quem não tem coragem de falar diretamente e fica a mandar recados. Ignorar, no caso de professores e professoras, às vezes, é o melhor caminho.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.