sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Fase de desnatação na Pós-graduação brasileira

A impressão que se tem é que a política pública de expansão da Pós-graduação brasileira entrou numa fase, que no Marketing, é chamada de desnatação. Dito de forma mais explícita, entra naquele período traduzido por um dito popular: “quem tem competência se estabelece, que não tem, sai do sistema”. Nada disso foi dito no “Seminário de Acompanhamento e Avaliação dos programas da Área” da área de Ciências Sociais Aplicadas I, formada por cursos de Comunicação, Ciências da Informação e Museologia, que termina às 18h de hoje, no Prédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). No entanto, a fala dos 54 coordenadores de programas deixa antever que o crivo será cada vez mais fino. Isso indica que os programas terão de agir organicamente, investir nos grupos de pesquisa e, cada vez mais, apresentar publicação não apenas em quantidade, mas, de qualidade. O desafio está posto e o trabalho coletivo estudantes e professores é fundamental.

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