A impressão que se tem é que a política pública de
expansão da Pós-graduação brasileira entrou numa fase, que no Marketing, é
chamada de desnatação. Dito de forma mais explícita, entra naquele período
traduzido por um dito popular: “quem tem competência se estabelece, que não
tem, sai do sistema”. Nada disso foi dito no “Seminário de Acompanhamento e Avaliação
dos programas da Área” da área de Ciências Sociais Aplicadas I, formada por
cursos de Comunicação, Ciências da Informação e Museologia, que termina às 18h
de hoje, no Prédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível
Superior (Capes). No entanto, a fala dos 54 coordenadores de programas deixa
antever que o crivo será cada vez mais fino. Isso indica que os programas terão
de agir organicamente, investir nos grupos de pesquisa e, cada vez mais,
apresentar publicação não apenas em quantidade, mas, de qualidade. O desafio está
posto e o trabalho coletivo estudantes e professores é fundamental.
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