quinta-feira, 28 de setembro de 2017

A pedagogia do afeto

Quando se fala em respeitar o outro no processo de aquisição do conhecimento, fico a matutar se não temos de mudar radicalmente a relação de professores e professoras com os estudantes? Talvez tenhamos de investir na “pedagogia do afeto”. Educar, reafirmo, é um ato de amor. E se é um ato de amor, a pedagogia do afeto deve ser a nossa meta. Como praticá-la é o problema. Num mundo em que o interesse se sobrepõe aos sentimentos, praticar a pedagogia do afeto pode gerar problemas, inclusive, para professores e professoras. O processo de aquisição de conhecimentos seria menos doloroso se houvesse uma relação de carinho e afeto, sempre no mais alto nível de maturidade e respeito, entre estudantes e professores (e professoras). É um desafio. Que não pode deixar de ser enfrentado.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.