quinta-feira, 21 de setembro de 2017

O publicador de artigo e o produtivo

Talvez, não demore, e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) seja obrigada a fazer uma diferença fundamental entre o professor (e a professora) publicador de artigo e o professor efetivamente produtivo. Esta diferença precisa ser levada em conta na hora de avaliar um Programa de Pós-graduação. O professor publicador de artigos vive para isso: respira 24h o documento de área e só orienta pesquisas que envolvam a área de concentração e a linha de pesquisa com a qual trabalha. Por outro lado, participa pouco da vida do programa, uma vez ou outra está nas reuniões do colegiado, recusa-se a ministrar disciplinas; quando não, uma ou outra, também. Enfim, “joga com o regulamento embaixo do braço” para se manter no topo da área. Normalmente, pensa assim: “que se danem os mais fracos”. Se eu consegui, todos devem conseguir ser como eu. Há, porém, os que, embora menos produtivos, participam das reuniões e comissões, emitem pareceres, orientam estudantes, ministram disciplinas e se preocupam com o papel social do programa e não apenas o próprio papel social. E há, evidentemente, os que nada publicam e só estão dos programas de Pós-graduação pelo status. E eu vos pergunto? Para a sociedade, qual é o melhor perfil? De publicador ou de produtivo? Porque, ao meu ver, produtivo é aquele que, além de publicar artigos, preocupa-se com a vida do Programa. Mas, é só o meu jeito de olhar o problema!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.