terça-feira, 19 de setembro de 2017

Princípios não se aprendem na escola

Há quem diga que a escola é fundamental para o desenvolvimento ético das pessoas. Tenho lá minhas dúvidas. Nossa ética é construída em torno das relações. Baseada em princípios e laços fortes que se iniciam no núcleo familiar e se entrecruzam na sociedade. Acredito, portanto, que princípios basilares que sustentam o comportamento humano, no máximo, passam pela escola. São, no entanto, resultado das nossas vivências diárias. Comportamentos reprováveis, do ponto de vista ético, levam as pessoas ao redor a internalizarem-nos. Ser ético é difícil: manter-se; mais ainda. Talvez o nosso desafio diário seja melhorarmos constantemente como pessoas ao longo da vida.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.