Sobre
as notas divulgadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível
Superior (CAPES) dos programas de Pós-graduação, principalmente os da
Universidade Federal do Amazonas (UFAM), li absurdos que só se explicam pela
falta de conhecimento a respeito do assunto. A primeira delas é comparar a UFAM
com as demais IES da cidade. A UFAM, antes da divulgação das notas, possuía 41
Programas. Nenhuma outra tem mais de 20. Todas, possuem um caminhão de
programas com a nota 3, a mínima exigida para o funcionamento de um programa no
País. Abaixo desta nota nenhum programa é financiado ou autorizado a funcionar
pela CAPES. Significa que as IES não podem abrir Programas de
Pós-graduação? Não. Todas as IES
brasileiras possuem autonomia acadêmica e didático-pedagógica. Há, porém, um
pacto de se incluir nos Regimentos das Pós-graduações das IES que só programas
recomendados pela CAPES podem funcionar. Cada instituição possui realidades
internas diferentes. Há assimetrias entre estados da própria região que não são
levadas em conta em um processo de avaliação deste tipo. É uma avaliação
baseada em critérios técnicos determinados por pessoas das próprias áreas do
conhecimento. Logo, quem aceita participar do jogo, assume, tacitamente, o
compromisso de aceitar as regras. Não cabe, portanto, contestar, depois de o
processo encerrado, as regras. Todos os envolvidos sabiam delas. Desastre,
portanto, não é o desempenho desta ou daquela IES. Desastre é o corte brutal de
investimentos em Ciência e Tecnologia ocorrido. E que, certamente, afeta
profundamente quem tem menor nota. O jogo é este! O que dele advém, para o bem
e para o mal, depende de como se olha. A UFAM, por exemplo, possui 17 programas
notas 3. Onze deles “se salvaram” num esforço hercúleo institucional e do
coletivo de cada programa. Muitos ficam pelo caminho: é a lei da selva
acadêmica. Alguns se fortalecem e ressurgem das cinzas. Outros, desaparecem e
retornam remodelados. Há, ainda, aqueles que “pedem reconsideração” e conseguem
esclarecer pontos que não puderam ser esclarecidos durante o processo de
avaliação. Ninguém salva ninguém nesta selva. O sucesso e o fracasso são
coletivos. E são parte da mesma moeda.
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