domingo, 9 de agosto de 2020

O que é ser um pai?

Meu filho, Felipe Guerra Monteiro, tinha uns sete anos. Descíamos a Avenida Rebouças, em São Paulo. Ele, da sua “cadeira de criança”, lá atrás da Parati preta, mal tinha começado a falar, perguntou-me: “o que é ser um pai”. Jamais esqueço da pergunta e do local. Confesso que até hoje não sei responder. Ainda não sei o que é “ser um pai”. Talvez, “ser um pai” não seja, apenas, assumir o filho (ou os filhos e filhas). É mais que isso: é estar presente, é proteger...é deixar de viver para si e passar a viver para eles e por eles e elas. Dizemos muito. Fazemos menos de o quê dizemos ou imaginamos. Porque nem sempre sabemos “o que é ser um pai”. Todos os anos lembro deste episódio nesta data. Ano que vem, certamente, escreverei de novo sobre o assunto. Eu ainda não sei o que é ser um pai, meu filho.

 

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro  Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

 

Siga-me no Instagram @gilson_vieira_monteiro e tenha uma mensagem nova todo dia. É grátis. Você pode mandar para a pessoa mais especial da sua vida!

NOVIDADE! PodCast Gilson Monteiro Em Toques! Ouça!

Canal no YouTube: https://youtu.be/lGiEfqzXs9Q

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.