sexta-feira, 12 de julho de 2019

A idade gera menos grosseria


Tenho me observado na sala de aula e cheguei a uma conclusão: a idade gera menos grosseria. E por que digo isso? Lembro-me de um tempo que as estudantes ficam a “fazer unhas dentro da sala de aula”. Eu parava a aula e esperava. Tudo mundo ficava a me olhar. E eu quieto. De repente, a “dona do salão de beleza” perguntava: o que foi, professor? E eu: depois que você terminar de fazer as unhas eu continuo a aula. Não quero atrapalhar você. Hoje eu não faria isso. Quando revejo tudo na memória, a mim me parece uma grosseria sem limites, muito embora, a grosseria da estudante também tenha sido grande. Nem sei qual a forma correta de ser didático. Mas, só sei que fui grosso demais numa hora dessas. Ninguém ensina ninguém à base do constrangimento. Refletir sobre os próprios erros talvez seja a melhor lição.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.