segunda-feira, 15 de julho de 2019

A morte anunciada das federais


Se a ideia de as universidades públicas deixarem de ser autarquias e passarem a ser empresas vingar, a Educação brasileira deixará de ter o viés de bem-publico e passará a ter o viés de bem-privado. Poucas serão as universidades públicas que resistirão justamente por não terem a competição como filosofia, mas, a colaboração. Criar um ambiente de competição interna fará com que professores e professoras concorram entre si não por melhorar as aulas ou o processo de aprendizagem, mas, pelo lucro, pela captação de recursos. A mim me parece que as universidades não resistirão: aos poucos, ficarão obsoletas e serão incorporadas pelas empresas da iniciativa privada. É a morte anunciada da federais.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.