sexta-feira, 5 de julho de 2019

A importância do afeto na escola


O momento político vivido pelo Brasil reforça algo que tenho defendido há tempos: a importância do afeto nas escolas. E não importa o nível: pode ser do jardim da infância ao Ensino Superior. Em todos os níveis, o que move a escola, os estudantes e os professores e professoras rumo aos melhores resultados é a troca de afetos. Pode-se pensar que não, volto a frisar, pelo clima de final de campeonato, fica-se com a impressão de que o único afeto (se encararmos este como sinônimo de sentimento) que pode ser trocado é o ódio. Que tal, trabalhar nossos afetos e investirmos não no ódio, mas, no respeito. E fazermos isso desde a sala de aula? É neste sentido amplo que defendo o bom uso do afeto desde as fases iniciais da escola. Só assim, talvez, tenhamos uma sociedade melhor.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.