segunda-feira, 11 de novembro de 2019

A cegueira da esquerda latino-americana


Quando, em 2013, loco após as eleições de Dilma Roussef (PT) e a reação destemperada de Aécio Neves (PSDB) cravei que se criava condições para a eleição de uma chapa formada por Jair Bolsonaro e Levy Fidelix, nos corredores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), onde trabalhava, muitos colegas da dita “esquerda” disseram que eu era um porra-louca e que não havia clima para isso. Sábio, Luiz Inácio Lula da Silva, o Lula, ao final do segundo mandato, com 80% de aceitação popular, tinha totais condições de mudar a Constituição e se candidatar a um novo mandato. Ganharia com folga! E, muito provavelmente, ainda estaria a governar. Preferiu seguir a Constituição que ajudara a fazer. Foi a maior lição deixada por ele: respeito à Constituição e aos poderes da República. Quer queiram, quer não, Lula é um estadista. Evo Morales deveria ter aprendido com ele antes de rasgar a Constituição da Bolívia. Talvez tivesse evitado o Golpe de hoje. A esquerda da América Latina não pode criar condições para golpes. Deve deixar que os golpistas golpeiam por si.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.