sexta-feira, 8 de novembro de 2019

As disputas internas do Judiciário


O Golpe brasileiro de 2016 que derrubou Dilma Roussef (PT) do governo, a cada dia, a mim me parece ter sido efeito de uma disputa interna do Judiciário. O quadro se me desenhou assim: O Ministério Público Federal (MPF) e juízes de segunda instância fizeram um “movimento político” de combate à corrupção cujo objetivo, no fundo, era, digamos, “esvaziar” o Supremo Tribunal Federal (STF). Acuado, ao invés de avaliar de acordo com o Lei, o STF, no caso das prisões por decisões de segunda instância, se deixou levar pela “força” das ruas. A Constituição foi rasgada e reestabelecida, ontem, por 6 x 5. Placar que demonstra o quanto a corte brasileira ainda se deixa influenciar pela pressão popular. Menor agora, certamente, em função das revelações do The Intercept. A lição: disputas internas podem atingir a própria democracia.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.