segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Fritura do ministro Haddad

Ninguém insinua nada em nenhum lugar se já não ouviu algo sobre. Essa máxima vale para os jornais, rádios, TVs e redes sociais, sim. O Ministro da Educação (MEC), Fernando Haddad ferve, em banho-maria, na frigideira do Planalto. Muito provavelmente ser o primeiro ministro do Governo Dilma Rousseff a cair. E sabem quem derrubará Haddad? Uma boa ideia, quase brilhante, a de um Exame Nacional para ingressos nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), surgiu como uma luva para algumas Ifes, inclusive a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que já tinha três vestibulares anulados, é a guilhotina no pescoço de Haddad. E tudo porque o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) perdeu completamente a credibilidade com anulações, suspensões e passagens constantes pela justiça. Para completar, o Sistema Integrado de Seleção Unificada (Sisu), também não funcionou, sofre pressões do Ministério Público Federal (MPF) e, para completar, os estudantes mudaram o nome para Sistema Impossível de Ser Usado (Sisu). Assim, não há ministro que resista, por melhor que seja. Haddad, se cair, deixará como legado a ousadia. E deverá sempre lembrar que ousadia demais pode se transformar em erro estratégico grave. Por mais que se já uma ótima ideia, não se consegue igualar o nível da educação no País, por decreto.

Um comentário:

  1. Haddad não foi demitido por causa da saída do Abramovay. Pegaria mal sairem dois de uma vez. Escreve ai: não dura até o carnaval. Um amigo meu que trafega no Palácio do Planalto me disse que deelma deu um esporro nele que tremeu a terra. Vê lá na Tribo dos Manaós http://tribodosmanaoss.blogspot.com/2011/01/sera-que-e-verdade.html

    ResponderExcluir

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.