Está para nascer no País, nos próximos anos, um sistema tão contestado quando o Sistema de Seleção Unificado (Sisu) que envolve, ainda o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) .Com o bom argumento de que um sistema unificado permitiria a concorrência nacional, dando, assim, oportunidades aos estudantes do Brasil inteiro de fazerem um curso superior onde bem entendessem. O argumento foi sedutor tanto para os estudantes quanto para as universidade pois muitas delas não conseguiam mais nem fazer um mísero vestibular sem que as denúncias e anulações manchassem a credibilidade dos certames Brasil afora. Acontece que o Enem, também, desde que começou a ser usado como parâmetro para o ingresso nas Instituições de Enstino Superior (IES) do Pais, não pára de sofrer denúncias, conjuntamente com o seu filhote, o Sisu. Quem sofre com isso, no final das contas, são os estudantes pois entram em uma disputa ferrenha por vagas, muitas delas só ocupadas depois do início do período letivo nas IES. Ainda há inúmeros ajustes a serem feitos sob pena de o sistema morrer por inanição.
Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.