Há uma espécie de muro virtual nas universidades brasileiras para os avanços. Principalmente quando se tratam de práticas avaliativas em grupo. Grande parte dos professores cria interiormente a ideia de que se transformou em dono das disciplinas que ministra, não admita discuti-las nem como os colegas de Departamento ou Unidade Acadêmica. Praticam, no fundo, a medição, com o mesmo empenho que faziam nos antigos vestibulares. Enquanto a universidade brasileira não compreender que avaliar é um ato de acolhimento, que permite o crescimento coletivo de professores, entre si e em relação com cada um dos seus estudantes, em cada final de período letivo haverá rituais de medição e nenhuma avaliação. Derrubar esses muros invisíveis leva tempo. Porém, é a tarefa mais dolorosa e que precisa ser enfrentada para que a universidade avance.
Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.