quarta-feira, 6 de maio de 2015

O perigo de se compartilhar nas Mídias Digitais

No dia 12 de junho de 2012, um ano antes de assumir o cargo de Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), publiquei o texto “O Falso dilema da Pós e a metáfora do Bebun” neste espaço. No texto, critiquei o trabalho voluntarioso de quem coordenava os Programas, por não ter FG. Passei pela situação durante quatro anos. Atualmente, os coordenadores e coordenadoras de Pós recebem FG e todos os Programas possuem secretária ou secretário. No mais, qualquer coisa publicada à época e compartilhada hoje como se fosse atual, ou seja, fora do contexto, provocará interpretações equivocadas. Considero eticamente grave tal tipo de prática pelo potencial de destruir pessoas e reputações, inclusive institucionais. Hoje, mais uma vez, fui vítima deste de prática que combato. Por descuido, um colega professor da UFAM compartilhou o texto acima comentado. O professo me pediu desculpas por não ter visto a data e por algum tipo de constrangimento que me pudesse ter causado. Aceitei as desculpas, mas, ressalto: estragos que esse tipo de prática pode causar são irreparáveis. Todos devemos ter cuidado sempre que compartilharmos “achados” nos mecanismos de busca.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.