domingo, 3 de maio de 2015

O templo dos puritanos

Às vezes fico com a sensação de que a universidade, lugar que, por definição, se pode duvidar até da existência de Deus, se nos apresenta mais como se fosse um templo dos puritanos. Não à toa, comparo a universidade brasileira com o exército e a igreja em tradicionalismo. Quando leio e ouço o que defino como “esquerda barulhenta” a falar em concepções de universidade fica-se com a impressão de que a universidade é um templo de puros e puritanos, incapazes de cometer qualquer ilegalidade, talvez, um templo das irmãs Carmelitas. Seria irônico se não fosse trágico, só para não deixar de usar essa frase batida. Um clichê que define bem o momento que vive a universidade brasileira. Uma espécie de polícia política se instalou, a cobrar ética de todos, sem devolver em ética o que tanto se cobra. A universidade não é um templo dos puros, muito menos, dos puritanos. Será possível que não se enxerga isso? Ou se mantem a cegueira apenas por comodismo.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.