terça-feira, 24 de outubro de 2017

A divindade chamada avaliador

No Brasil das universidades, quer públicas, quer particulares; vive-se de cultuar a figura quase suprema, uma espécie de divindade, chamada avaliador. E porque são as divindades supremas, quase deuses do Olimpo? Ora, muito simples. Porque o poder a ele, o avaliador, foi por nós atribuído. Simbolicamente, representam o que há de mais isento na Ciência e na Tecnologia brasileiras. E nós o seguimos cegamente porque eles representam ou a agência de fomento local ou o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNpQ) ou a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Quando se trata do ensino de graduação, tem, ainda o representante do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Ou nos ajoelhamos aos pés desta figura mitológica ou... concluam!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.