segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Estruturas acadêmicas inflexíveis

As universidades brasileiras arvoram em dizer que fizeram mudanças na “estrutura acadêmica”. Ocorreu, por exemplo, com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), ao estraçalhar o Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL). Houve alguma mudança na estrutura acadêmica da UFAM nos últimos 20 anos? Nem na UFAM nem na maioria das universidades públicas brasileiras. Há quem faça “mudanças sabonetes”: aquelas pra Inglês ver. E só na estrutura administrativa. Em verdade, são mudanças para distribuir CDs e centralizar o poder. Mais nada. Poucos decidem, muitos obedecem e ninguém reclama. As estruturas acadêmicas são inflexíveis e refletem mudanças administrativas que não mudam nada. As mudanças necessariamente devem ser estruturas. Para isso, porém, é preciso implodir as estruturas mentais dos professores, dos técnicos e dos estudantes. Sem isso, algumas vezes, as mudanças são para pior.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.