segunda-feira, 30 de outubro de 2017

A Educação bancaria de sempre

Até as igrejas mudam. Não é à-toa que comemoramos 500 anos da Reforma Protestante. Que tal comemorarmos, em algum momento, uma reforma, para valer, na Educação? Ao que se sabe, desde que o mundo é mundo, nada é tão inflexível quando a sala-de-aula como local de aprendizagem. Não deveria ser assim? Muito provavelmente, a sala-de-aula é um dos espaços mais bem-sucedidos ao longo da história da humanidade. No entanto, está mais de o quê na hora de nos libertarmos do jugo da sala-de-aula como o único espaço de aprendizagem. Ou teremos a Educação bancária de sempre tão criticada por Paulo Freire, só para ficarmos em um clássico exemplo. É preciso coragem para mudar. Será que a temos? Pelo tempo de demora das mudanças, talvez não a tenhamos.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.