sábado, 28 de outubro de 2017

Mais afeto, menos despeito

Em ambientes de troca de saberes, pois é assim que entendo o processo de Educação, temos de abrir espaços para mais afetos e menos despeito. Para que isso ocorra, no entanto, não podemos mais entender a Escola como o lócus autoritário que reúne iluminados de um lado e muitos “sem luz” do outro. Talvez devêssemos deixar de lado a ideia de que “educamos” alguém a passássemos a entender o processo de aquisição de conhecimentos como algo saudável, coberto de afetos, portanto, livre da dor. E se elas aparecessem (as dores), que fossem enfrentadas pelo conjunto de pessoas envolvidas no processo. Quando administradores, professores (e professoras) e estudantes realmente se comprometerem com a troca de afetos e não de ofensas, quem sabe, não teremos um ambiente de troca de saberes melhor? Como consequência, talvez, o mundo também melhore. É uma tentativa!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.