terça-feira, 2 de outubro de 2018

Cotas pra mim te quero


Na universidade brasileira, a tese de Paulo Freire que oprimido pode virar opressor é algo que parece ser líquido e certo. Pelo menos quando se trata da política de cotas implementada de forma ampla nos governos do Partido dos Trabalhadores (PT). Conheço mais de uma dezena de estudantes, rapazes e moças, que ingressaram nas Instituições por meio das cotas. Hoje, além de pedir votos em favor do Besta-fera, fazem campanha de ódio em relação ao PT. Se não é a comprovação da Síndrome de Estocolmo, uma vez que o vice da chapa do Besta-fera que reduzir todos os programas sociais e as cotas nas universidades, é a conformação da tese de Freire “do oprimido que vira opressor”. É uma espécie de “cotas pra mim te quero”. Ninguém é cego: o PT cometeu muitos erros sim. Colocar os erros do PT no mesmo patamar das atrocidades cometidas na era de chumbo da ditadura, no entanto, é, na melhor das hipóteses, o que chamo de “leveza intelectual”.

 Alguém duvida? Por isso: #elenao, #elenunca!

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.