quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Criada a Frente Teixeirense pela Democracia


Professores, técnicos e estudantes da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), reunidos hoje, desde às 14h, decidiram criar a Frente Teixeirense pela Democracia, um grupo suprapartidário de Defesa dos Direitos Humanos, da Democracia e da universidade pública brasileira gratuita, de qualidade e socialmente referenciada. Do documento de criação da frente, temos:
O momento é grave e exige de nós não mais ficarmos apenas nas trocas de mensagens por e-mail ou grupos nas redes sociais. Enquanto ficavam em ameaças e discursos toscos, ainda se podia suportar. Mas, agora, partiram para a ação, após o resultado do primeiro turno das eleições presidenciais.
Primeiro foi uma pessoa morta com 12 facadas porque votou no PT. Em seguida, símbolos da suástica pintados em paredes de São Paulo seguido dos dizeres “Morte aos nordestinos”. Uma passeata em São Paulo com distribuição de capim para os nordestinos e pretos. Hoje, me chega a fotografia de uma jovem de 19 anos que teve o símbolo da suástica marcado no pescoço, porque estava com uma camisa com os dizeres “#elenão”.
Para completar o quadro de horrores que nos afeta diretamente, o filho do candidato Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, diz, com todas as letras, que a iniciativa privada deveria tomar conta das universidades públicas, “não especificamente pela má-qualidade da nossa educação, principalmente da sua gestão”. Vamos cruzar os braços, ficar quietos e ser esmagados sem nenhuma reação?”
O documento ainda ressalta que não se pode calar diante de discursos neonazistas de perseguição aos nordestinos, como se fossem uma raça menor. Ou a universidade brasileira se une para enfrentar o neonazifascismo com dureza ou será engolida por ele. A escolha tem de ser feita agora porque os prejuízos virão, no mínimo, ao longo dos próximos dez anos.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.