domingo, 22 de setembro de 2019

A vitimização permanente


Em casa, nós os pais e mães, como na escola, em quaisquer dos níveis, nós, os professores e professoras, também nos deparamos com outra característica quase que universal dos filhos e dos estudantes adolescentes: a vitimização. Em tudo, por tudo e de tudo, são vítimas. Há sempre que se compreender os seus problemas. E se não o fazemos, nos transformamos em carrascos. Passar da condição de mocinho para vilão é algo que acontece “em dois tempos”. Basta que um adolescente seja contrariado. Em um caso desses, a vítima somos nós, os pais e professores, o que não deixa de ser um “processo de vitimização”. Transformar estes seres em pessoas comprometidas e responsáveis é mais um dos desafios de nós, educadores e educadoras. Só nos resta os enfrentar: os desafios!

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.