sábado, 21 de setembro de 2019

Você já foi adolescente um dia


Uma das provas mais difíceis a ser enfrentada por um professor (ou professora), em sala de aula, é lidar com adolescentes. Ou com adultos que não venceram a fase da adolescência. Por mais que você tente ser justo, estabelecer critérios mais equânimes, nem sempre é entendido. Na maioria das vezes, há uma tendência de os estudantes fingirem que você (o professor ou professora) é uma pessoa injusta e que “só quer ferrar os estudantes”. “Vendem” isso nos corredores. Denigrem nossa imagem para esconder a própria incompetência e o descompromisso. Ainda assim, nós, os professores e professoras, devemos ter sensatez para não levarmos a cabo qualquer tipo de reação. Adolescente quer sempre testar nossa paciência e nossa capacidade de equilíbrio. Por isso, acima de tudo, quando tivermos vontade de retaliar, devemos lembrar dos nossos tempos de adolescentes e tentar o equilíbrio como regra. É tentador!

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.