terça-feira, 10 de setembro de 2019

Sem ter trabalho


A cada dia se estabelece, nas universidades brasileiras, uma categoria de estudantes cuja característica principal é buscar a aprovação “sem ter trabalho” ou, no máximo, com pouco esforço. É bem-verdade que não é de hoje. Lembro-me, por exemplo, de um estudante que hoje se nos apresenta como bolsominion, defensor da moralidade e dos bons costumes, que, em uma das avaliações, chegou para mim e disse: “professor, não dá para bacanizar aí?” Bacanizar era o verbo para facilitar. Em suma, gostaria que ser ajudado de alguma forma. Um típico estudante que adoraria ser aprovado “sem ter trabalho”. Há muitos deles hoje. Ao longo do tempo, parecem ter se multiplicado. Nós, os professores e professoras, temos de ter muita habilidade para não cair na lábia destes sem ser injusto com os que realmente precisam de ajuda no processo de aprendizagem.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.