sexta-feira, 20 de setembro de 2019

O ato de amor de Paulo Freire


Aos que não sabem, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), minha nova casa, completou cinco anos no dia 05 de junho de 2019. Criada por meio da Lei 12.818, sancionada pela presidente Dilma Rousseff (PT), no dia 05 de junho de 2013. Para nós, professores do Centro de Formação Paulo Freire (CPF), do município de Teixeira de Freitas, o dia de ontem tem significado ainda maior: comemora-se os 98 anos de nascimento do educador, Paulo Freire, nascido em Recife, Pernambuco, no dia 19 de setembro de 1921. Ele morou 10 anos na cidade do Recife até 1931, quando se mudou para mais 10 anos no município vizinho de Jaboatão dos Guararapes, zona metropolitana da capital de Pernambuco. Freire é o patrono da Educação nacional pelas ideias e resultados obtidos no modo de educar. Talvez seja o autor brasileiro mais respeitado no exterior. Como ele (ou baseado nele), sempre defendi que educar é um ato de amor. E se é um ato de amor, na universidade brasileira, que “tange” o afeto para longe, é um dos maiores atos de resistência. Eduquemos e amemos! E honra da memória de Paulo Freire!

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.