domingo, 29 de dezembro de 2019

Diferenças de que não respeitamos


Desconheço categoria profissional que mais defenda o “respeito às diferenças” que os professores e professoras. Na prática, são as pessoas que menos respeitam as diferenças. Talvez, nem seja por maldade, mas, pela prática cotidiana. E vou ser bem-prático no exemplo hipotético de um professor tradicional que só sabe medir (e não avaliar) de forma tradicional. Você, professor ou professora, passa quatro trabalhos individuais e seu estudante (ou sua estudante) faz tudo com perfeição e bate o dez, com louvor, em todas as atividades. Na Nota Final, você resolve fazer “um trabalho em grupo”. Sem se preocupar em avaliar, mas, apenas, em medir, tasca 8,8, por exemplo, para o grupo, homogeneamente. Será que a tua consciência (se é que tens consciência), professor ou professora, não pesa? Tens clareza de que estás sendo injusto com a pessoa que tirou dez em tudo, mas, foi prejudicada pelo grupo? Podes argumentar que tal pessoa é individualista, “não sabe trabalhar em grupo”. Mas, quantas vezes ensinaste, verdadeiramente, estudantes a trabalhar em grupo? Desculpe-me, meu colega (ou minha colega) de trabalho. Mas, numa situação destas, o errado é você, que faz o discurso do respeito às diferenças nas manifestações e passeatas, mas, na prática, no dia após dia da sala de aula, não as respeita. Reflita! Mude! Faça justiça na hora de avaliar e prove, definitivamente, que consegues transformar teu discurso lindo em prática do dia-a-dia!

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.