terça-feira, 10 de dezembro de 2019

ECOEM: os Ecossistemas comunicacionais ressurgem


O antigo Programa de Mídias Digitais da UFAM (ECOEM), que rendeu seis anos de Bolsa de Produtividade e uma marca registrada ao professor Gilson Vieira Monteiro, justamente a marca ECOEM, ressurge na Bahia, exatamente na cidade de Teixeira de Freitas, extremo Sul, onde se localizada o Campus Paulo Freire (CPF) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Liderado pelo professor Gilson Monteiro, o agora Grupo de Estudos e Pesquisas em Ecossistemas Comunicacionais e as Tecnologias da Inteligência (ECOEM), possui duas linhas de pesquisas. “Mídias digitais e ecossistemas comunicacionais”, que tratam de "Estudar os ambientes comunicacionais no espaço das organizações, os ambientes comunicacionais no espaço educacional e os ambientes comunicacionais no espaço artístico-cultural, bem como os efeitos e impactos da reconfiguração e da convergência multimídia nesses ambientes. Visa, ainda, compreender como as organizações modificam seus produtos e processos ao mudarem para o suporte em mídias digitais" e “As tecnologias da inteligência”, que "Ocupam-se em estudar como as tecnologias da inteligência, no âmbito digital ou não, ampliam a capacidade de armazenamento de informações e as formas de socialização da produção científica e o elo entre a lógica da mídia, da Ciência e dos cientistas. Busca compreender e analisar a ampliação da inteligência humana por meio das tecnologias que amplificam tanto os saberes tradicionais quantos os científicos." Depois do lançamento e das adesões do dia, o ECOEM ficou assim composto:

Membros professores da UFSB: Gilson Vieira Monteiro (líder) Dirceu Beninca (vice-líder), Leandro Gaffo, Roberta Scaramussa, Lilian Araújo, Thayro Carvaho, Caroline Caputo e Eliseu Alves. Colaborador da UFSB: Marco Antônio Amaral.

Estudantes da UFSB: Roberta Matos, Jocácio Santos Lisley Lopes, Monik Rocha, Lara Lind, Talia Ribeiro, Romildo Santos, Andrew Jardim, Victor Dionor, Aytana Batista, Jheniffer Moura e Leandra Lopes.

Colaboradora Internacional: Loredana Kotinski - Doutorado - Portugal- Aveiro

Colaboradoras externas: (Universidade Federal do Amapá): professora doutora Isabel Regina; (Universidade Federal de Roraima): professora Alessandra Rufino; Universidade de Caxias do Sul (UCS): professora doutora Maria Luíza Cardinale Baptista.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

OBS: Post do dia 09/12/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.