domingo, 22 de dezembro de 2019

Lições do futebol para a vida


Enquanto o jogo que decidia, em um jogo, quem poderia usar o título de “melhor time do mundo” rolava, entre Flamengo, do Brasil, e Liverpool, da Inglaterra, eu viajava, estava dentro de um ônibus e, confesso, nem me interessei muito em acompanhar. Primeiro, porque não sou torcedor do Flamengo. Segundo, porque considero todos esses títulos de “melhor do mundo” decididos em apenas uma partida injustos. São estratégias comerciais de vendas dos produtos “times”, marcas. O futebol, nos moldes atuais, transformou-se em mero negócio. Como tudo na vida que se decide em “uma tacada”, o futebol resiste e mantém o seu lado humano. Por um desses aplicativos de mensagens, meu filho me perguntou: e, aí, pai, o que o senhor está achando? E eu: achando de quê, meu filho. “Do jogo, pai”, responde ele. E complementa: Flamengo x Liverpool. Disse que não estava vendo e me surpreendi quando ele, um anti-flamenguista da gema disse: ”sério mesmo, o Flamengo merece ganhar. Jogou muita bola”. Pensei, mas, não falei, pois tratava de atualizar meus blogs e minha bateria estava acabando: ”foi dominado pelo River Plate e ganhou a Libertadores sem merecer. Vai perder o mundial”. “Firmino”, escreveu ele. O futebol, ainda que seja um produto, prega peças. O Flamengo foi campeão da Libertadores sem merecer nem ter chegado à final: nos dois jogos contra o Emelec, do Equador, só avançou porque os árbitros foram de uma sem-vergonhice sem limites. Jogou mal contra o Internacional, mas, seguiu (ele sempre cresce quando chega desse jeito: na marra). E foi incontestavelmente superior contra o Grêmio, como o foi no Campeonato Brasileiro, cujo título fora conquistado merecidamente. Aí, jogadores e torcedores, bem como o treinador, Jorge Jesus, que é a arrogância em forma de pessoa, deixaram a humildade de lado. Aliás, Rafinha, um ser execrável, arrogante sempre, falava em humildade o tempo todo durante as duas disputas. Bruno Henrique sim, fora honesto na arrogância: “estamos em outro patamar.” Senhor Bruno Henrique, em se tratando de relação entre seres humanos, por mais que estejamos tecnicamente, em dado momento, superiores aos outros, jamais devemos humilhar ou se nos apresentar arrogantes. A natureza, ou a força divina, como queiram chamar, dá o troco. E o resultado do jogo contra o Liverpool é só mais uma destas lições que passam na nossa frente todos os dias e não sabemos entender: na vida, ninguém é melhor que o outro, por mais superiores que sejamos tecnicamente. A humildade é a mãe de todas as vitórias.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.