O tradicionalismo e o atraso que predominam na universidade brasileira fizeram com que a infinita maioria das universidades existentes nem discutissem o novo modelo acadêmico proposto inicialmente pelo que se convencionou chamar de “Universidade Nova” e terminou no .... Reuni. As mais novas, como o é a Universidade Federal do Grande ABC, e as que foram criadas, não podem mais existir se não forem em um novo modelo acadêmico e de gestão. A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) começou as atividades no dia 28 de fevereiro de 2011 revolucionando o modelo didático-pedagógico existente no Norte do País. O primeiro deles é que e estrutura curricular é em módulos. O primeiro módulo, que corresponde ao antigo “primeiro semestre”, é denominado Formação Interdisciplinar I, composto por seis submódulos, e ofertado a todos os 1.200 estudantes matriculados na Instituição. Às que não aderiram ao novo modelo fica um alerta: mais cedo ou mais terão de fazê-lo. A mente humana não é departamentalizada e os saberes, menos ainda, Mais dia, menos dias, terão de voltar atrás e aderir à nova proposta ou algo semelhante. Como disse no início, tradicionalismo e atraso emperram as inovações. A universidade brasileira precisa abandonar esse cheiro de mofo didático-pedagógico e experimentar novos formatos do processo de aprendizagem.
Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no http://www.linkedin.com/ e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.