segunda-feira, 14 de março de 2011

Objeto de pesquisa doutoral

O Blog “Ufam para o futuro”, criado durante a campanha do professor Gilson Monteiro para a consulta pública à reitoria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em 2009, e mantido por ele desde então, ganhou reconhecimento nacional: será objeto de pesquisa do Centro de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (Ufpb). A pesquisadora Lebiam Tamar Silva Bezerra, cuja orientadora é a professora doutora Mirian de Albuquerque Aquino, desenvolve a pesquisa de Doutorado intitulada “CULTURA ACADÊMICA E TECNOLOGIAS INTELECTUAIS DIGITAIS: ENSINAR E APRENDER COM BLOGS EDUCATIVOS NO ENSINO SUPERIOR”. O objetivo geral é “analisar as hibridações da cultura acadêmica com a cibercultura, expressas nas práticas educativas mediadas por tecnologias intelectuais digitais a partir do uso dos blogs no Ensino Superior.” No documento dirigido ao professor Gilson Monteiro, a pesquisadora explica:”Para que o referido projeto seja concluído com êxito e venha a contribuir relevantemente para o desenvolvimento do conhecimento científico e para a reflexão sobre as práticas educativas, vimos, através deste documento, solicitar sua autorização para aplicação das técnicas de coleta de dados (entrevista e análise documental) necessárias à realização desta pesquisa.”

3 comentários:

  1. Com o seu conhecimento acerca do tema, não me admira que o seu blog tenha sido escolhido para tese sobre a importância das mídias digitais, traduzindo o tema da pesquisa. Ninguém mais que você para falar como profundo conhecedor sobre mídias digitais e internet. Parabéns meu amigo.

    ResponderExcluir
  2. Amiga Chica,
    Obrigado pelo reconhecimento. Grande parte das pessoas ignora o que faço. O Brasil começa a reconhecer meu trabalho. Isso é importante para quem produz.

    ResponderExcluir
  3. Prezado professor Gilson,
    Visitei também seu blog pessoal e seu blog de poesias. Entretanto, para a pesquisa, analisarei este que tens fins acadêmicos, principalmente no que tange à gestão dos processos administrativos e pedagógicos das instituições de ensino superior.
    Quanto à repercussão de seu trabalho, acredito que um acompanhamento dos relatórios de acesso de seu blog (no próprio Blogger) poderão trazer informações importantes sobre o alcance de seu trabalho, mundialmente falando. Mesmo que o registro dessas interações não estejam presentes nos comentários.
    Agradeço pela colaboração com a pesquisa!

    Saudações virtuais.

    ResponderExcluir

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.